segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Série: "Se eu fosse presidente"

A partir de hoje vou postar algumas ideias que vejo como importantes para todos nós brasileiros e que infelizmente não são atacadas por nossos ilustres políticos. Adoro a política, mas aquela pura, sem podridão, aquela em que o único objetivo é trazer à sociedade o bem-estar, melhorias, desenvolvimento, evolução. Sou idealista, ainda acredito que um dia chegaremos lá, ou pelo menos próximos a 'lá'. Enquanto esse dia não acontece e eu não resolvo me meter na política, pelo menos prá desabafar, vou começar a relatar alguns dos problemas de nosso dia-a-dia e como eu iria atacá-los. E todos são mais que bem-vindos a questionar, comentar, compartilhar, sugerir... combinado? Então aí vai:

- Licitações
 
Sabem essas mega licitações de petróleo(pré-sal), das obras da Copa do Mundo e Olimpíadas e as concessões de estradas federais e estaduais?
Colocaria uma cláusula nessas licitações que faria o vencedor construir um número mínimo de casas populares em um tempo determinado. Ou seja, para a empresa se candidatar a uma licitação para construir uma linha de metrô, ou um estádio, teria que se comprometer antes de mais nada a construir um número 'X' de casas populares, ou escolas, ou presídios... algo assim. Tenho certeza de que isso teria um custo mínimo para essas empresas, mas teria uma consequência social enorme.
 
 - Trânsito dentro das cidades
 
Chamaria para formar uma comissão de estudos do trânsito os motoristas de ônibus e taxistas. Eles conhecem como ninguém as artérias de escoamento do fluxo de trânsito e estão cheios de ideias, muitas delas muito interessantes, sobre como melhorar o trânsito nas grandes cidades. Corredores de ônibus decentes, como os de Curitiba e Porto Alegre, são uma necessidade imperiosa. Semáforos inteligentes, à prova d'agua e sincronizados também. Tenho certeza de que os taxistas saberiam como ninguém como desatar os nós que temos em muitas vias dentro das cidades.
 
Amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário