sábado, 25 de abril de 2009

Prólogo


Só prá gente começar esse papo:

A música é algo especial em minha vida. Mais que um hobby, mais que uma profissão, ela esteve comigo nos principais momentos que vivi, seja em composições minhas, seja com músicas que me marcaram, seja sendo um motivador, seja sendo um calmante e às vezes quase uma droga.

Hoje confesso que minha veia de compositor está um pouco enferrujada, mais talvez por minhas limitações como violonista do que qualquer coisa, bem como pela velocidade de todos os acontecimentos que acabam nos envolvendo em nossa existência. Mas a vontade e o carinho pela música como terapia de vida persistem.

Comecei a compor muito cedo, com 9 ou 10 anos de idade. No Fundamental, apaixonado por Mariane, uma menina de minha sala, comecei a compor em sua homenagem. O fato chamou a atenção dos professores, cantava minhas músicas na sala para todos. Aliás, sempre gostei muito de cantar. Meus primos e tios na época me apelidaram de "Jessézinho", em alusão a Jessé, grande intérprete da inesquecível "Porto Solidão" dos festivais de MPB do final da década de 70, hoje falecido.

O tempo passou mas meu interesse pela música só fez crescer. Minha ida aos EUA como intercambista em 1990 acendeu de vez minha paixão. Lá, estudando na High School, participei de inúmeros corais, aprimorei minha técnica vocal - e minha fluência na língua, inclusive compondo músicas em inglês lá pela primeira vez.

Voltando em 1991, conheci um grupo de músicos por intermédio de meu irmão, fiz um teste na banda deles e fui aprovado como vocal. Foram meus melhores momentos como músico: o grupo tinha sintonia, o estilo que tocavam tinha tudo a ver comigo, e tínhamos um guitarrista que é uma pérola rara, e um diamante ainda bruto. Ronnie tem uma habilidade com a guitarra que poucos têm. Como um fiel discípulo de Frank Solari e admirador de Steve Vai e Joe Satriani, o cara manja muito. E consegue tirar acordes muito melódicos, que fazem a guitarra literalmente cantar.
Começamos uma parceria na composição de músicas que gerou algumas das melhores composições que já fiz, as quais vou compartilhar aqui com vocês ao longo de vários posts, entre comentários sobre outras coisas. Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário