quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rio 2016 - Eu NÃO quero!

É, meu amigo, minha amiga. A julgar pelo Pan em 2007, uma olimpíada no Brasil só vai encher ainda mais os bolsos de grandes construtoras e dos políticos.
Diga prá mim UMA melhoria que o Pan trouxe prá você, melhoria no seu dia-a-dia, melhoria na sua qualidade de vida.
A promessa de que esse tipo de evento transforma o local onde acontece, melhorando de forma geral a vida para todos, universalizando as benfeitorias na cidade, democratizando o acesso ao esporte e ao transporte público, mostrou-se uma GRANDE mentira. Cadê o metrô para a Barra? Ou você também acha que pegar um ônibus, só porque ele tem nome de metrô, é suficiente?
Precisamos secar a fonte de enriquecimento ilícito dessa quadrilha que se tornou a classe política desse país. Promover as Olímpíadas de 2016 aqui não ajudará em nada para isso. São obras superfaturadas, com orçamentos fiscalizados por eles mesmos, que saem três vezes mais caras do que deveriam e ainda ficam inacabadas. Ora, desculpe, mas chega de sermos considerados massa de manobra, estúpidos, bobos, que não entendemos nada.
Barcelona sempre é citada como exemplo de transformação. Realmente o governo municipal e federal lá, por legítimo amor à causa pública, esmerou-se em fazer da Olimpíada uma oportunidade de dar um salto em direção à modernidade, e conseguiu, pois um evento desse porte leva injeção de polpudas verbas, porque dá um retorno de investimento extraordinário também.
Mas aqui, senhoras, senhores, tivemos um aperitivo do que será uma olimpíada, com o Pan. Ninguém fala mais, mas construiu-se um estádio no meio de um subúrbio, sem acessos viários decentes, apertado, espremido no meio das casas e favelas. Esnobou-se o Maracanã, gastou-se o triplo para esse novo estádio, que hoje foi dado a um clube de futebol em troca de sua manutenção apenas. Não esqueça, flamenguista, vascaíno, tricolor, que você ajudou a construir o estádio que hoje está com o Botafogo. O Maracanã, que poderia ter se transformado num mega-estádio com a verba gasta para a construção do Engenhão, foi recauchutado, mas ainda precisará ser praticamente reconstruído para abrigar a Copa. Um absurdo. Mas uma reforma no Maraca não daria condições para um grande desvio de verbas, como a construção de um estádio do zero deu, não é mesmo?
Alguém sabe o que é feito do complexo Maria Lenk, ou da Arena da ginástica? Eu digo a vocês: NADA. É uma dificuldade até para alunos da rede pública os utilizarem. Qual o benefício para você, então?
Pensemos nisso. Esses grandes eventos como a Copa e a Olimpíada apenas servem, aqui no Brasil, como palanque político, e como recurso para mais falcatruas e estelionatos ao povo.
Por isso, estou começando a minha campanha: Olimpíadas 2016 no Rio - EU NÃO QUERO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário